Financiamento coletivo e Catarse
–
O que é um financiamento coletivo?
Financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding, consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão, pequenos negócios e empresas emergentes, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.
Segundo Vinicius Maximiliano, autor da primeira obra literária no Brasil sobre o tema, “De forma mais simplista, nada mais é do que utilizar sua rede social digital para, através da divulgação também digital do seu projeto, pedir doações em troca de prêmios para pessoas que gostariam que o objetivo fosse alcançado. Um grande valor rateado por milhares torna-se muito pouco para quem contribui, por, muito para quem, somando todos, recebe. Este é o principio básico do financiamento coletivo.” (fonte: Wikipedia).
O que é o Catarse?
O Catarse se define como um “ponto de encontro da maior comunidade de financiamento coletivo do Brasil”, muitos artistas, músicos, jornalistas, designers, pesquisadoras, gamers, cientistas, empreendedores, escritoras, ativistas etc. encontram na plataforma uma poderosa ferramenta para viabilizar financeiramente suas ações e projetos. O Catarse não é uma loja, mas sim um palco para uma comunidade de apoiadores e realizadores que transformam projetos em realidade. Lá, pessoas constroem relações de confiança baseadas no desejo mútuo de fazer projetos acontecerem.
Primeira plataforma de financiamento coletivo para projetos criativos no Brasil, o Catarse entrou no ar em 17 de janeiro de 2011.
Por que um Clube de assinaturas no Catarse?
Hospedar o Clube de assinaturas em uma plataforma reconhecida traz benefícios a um custo, que consideramos adequado. O Catarse dá segurança ao apoiador, visibilidade aos projetos e, também, ferramentas de gerenciamento para nós editores e autores. Além disso, e vale a pena ressaltar, a Delirium já utilizou o Catarse para suas antologias, e temos assim uma base de apoiadores iniciada e crescendo.
– –