[ Prazo prorrogado até 15/08 ]

Lugar de Mulher

[demolindo esteriótipos]

organização: Talita Luiza & Thais Cima

Pessoas são diferentes entre si. No entanto, há uma especial tendência histórica em estereotipar mulheres, um esforço em traduzi-las em formatos específicos, rotulá-las e julgá-las de acordo com expectativas com as quais não concordaram. É como se no processo se desumanizasse a individualidade do ser para reduzir sua complexidade aos anseios de outrem.

A bem da verdade, é frustrante. É limitante. É desrespeitoso.

Tem sido também bastante natural.

De tanto escutar, absorvem-se formas como se fossem próprias. No espelho, passam-se a enxergar sombras ao invés de reflexos. A loira burra. A mulher que, no volante, é constante perigo. A ex histérica e maluca. A mulher preta de beleza exótica. A extrovertida escandalosa. A emotiva irracional etc.

Os modelos são variados, mas possuem em comum o fato de jamais serem o bastante senão para se tornarem alvos de críticas e repreensões. Não há possibilidade de acerto quando a medida é, na verdade, armadilha.

Ignorar os estereótipos, os rótulos e as expectativas, não faz com que desapareçam. Sua ruína depende de confronto. E é isso que nos propomos a fazer através da nova antologia da Inspirium.

Contos que destruam os estereótipos com os quais mulheres têm sido obrigadas a conviver há anos e revelem que “Lugar de Mulher” é o mundo que existe dentro e fora de si. Nossa luta é travada através das letras. Convidamos você a se aliar em nosso exército.

O que buscamos?

Lugar de mulher trará contos, crônicas, poemas, tirinhas e ilustrações, em suma, manifestações artísticas produzidas por mulheres. As únicas exigências são a utilização de estereótipos que subjugam mulheres de maneira a criticá-los, desconstruí-los e combatê-los.

Detalhes (principais pontos) do edital:

  • Poderão participar da antologia escritoras residentes do Brasil, com dezesseis anos ou mais;
  • As inscrições são gratuitas;
  • Serão aceitos textos em língua portuguesa (de autoria da candidata), em fonte Times New Roman 12pt., formato A4. Os contos devem conter algo entre 10.000 e 15.000 caracteres (com espaço), as crônicas ao redor de 4.000 caracteres (com espaço) e os poemas até no máximo 24 versos. Os arquivos devem ser enviados no formato .doc ou .abw;
  • Não serão aceitos textos escritos por mais de uma autora;
  • Os contos devem ser enviados para o email contato@deliriumeditora.com.br, com o assunto: Participação na Antologia Lugar de mulher;
  • Desejamos contos para um público jovem-adulto, não selecionaremos contos para maiores de 18 anos;
  • As inscrições para a antologia Lugar de mulher estarão abertas no dia 10 de maio de 2021 e serão encerradas às 23:59 do dia 10 de julho de 2021, podendo esta data ser postergada ou não A inscrição será aceita apenas por email, o conto deverá ir com o email de inscrição;
  • Prazo prorrogado até 15/08!

Leia o edital completo aqui: http://deliriumeditora.com.br/arquivos/Edital_lugardemulher…pdf

Envie seu texto e boa sorte.

 

Lugar de mulher: Edital
Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
Classificado como:                

Deixe um comentário